Receita de Fidalguinhos, típicos de Valongo

2021-04-24
Fidalguinhos

Fidalgos ou fidalguinhos - assim são conhecidos por Valongo e arredores estes biscoitos. À primeira vista, a massa assemelha-se a massa de pão, mas o sabor doce não engana: são, de facto, biscoitos. Para aprender a fazer os fidalguinhos, típicos de Valongo, leia com atenção a receita que se segue, aponte-a num bloco de notas, vista o avental e aprenda a fazer este doce para um lanche em família. Bom apetite!

Fidalguinhos  

18kgs Farinha
6kgs crescente
3,500kgs açucar
0,750kgs manteiga
350gramas de sal refinado
0,020kgs canela em pó
5litros agua  

O crescente é feito com um pequeno isco do dia anterior e depois aumentado com 4 quilos de farinha e cerca de 2 litros de agua. De verão deve uzar-se agua fria e de inverno agua morna.  

Para o confecionar começa-se por misturar muito bem todos os ingredientes sólidos: farinha de trigo, bicarbonato, açúcar e canela em pó. Depois, junta-se a manteiga e vai-se trabalhando até criar uma massa areada, à qual se adiciona água onde se dissolveu o sal, para a suavizar. Depois de bem ligada, cortam-se pequenas porções que se rolam até formar longos fios. Estes são estendidos no tabuleiro de forma a criar um 0 alongado, sendo as pontas pressionadas para os selar. Cada um deles é assim uma obra de arte assinada, com a impressão digital do seu criador... Vão ao forno a cozer. Depois de prontos, deixam-se arrefecer antes de os guardar e os embalar.  

Livro de receitas para fabrico de bolachas e biscoitos, Fábrica de Biscoitos Paupério, Valongo, s/d – Arquivo Histórico Municipal