Receita de biscoitos de vinho  

2021-04-22
Biscoito de vinho  

Com vontade de pôr as mãos na massa? Agarre o bloco de notas, aponte esta receita de biscoitos de vinho e dirija-se depois à cozinha. Explorar o mundo das bolachas e biscoitos tradicionais é sempre boa ideia quando apetece um lanche doce e fácil de fazer. 

Biscoito de vinho  

Para os fazer, começa-se por bater o açúcar com a manteiga até obter um creme esbranquiçado e de aspeto homogéneo. Adiciona-se, sem parar de bater, os bicarbonatos, o fermento, o sal, o soro de leite, os ovos, a glucose, a lecitina de soja e a canela em pó. Junta-se a água e o vinho, batendo-se a massa por mais 15 minutos. Entretanto, a farinha já colocada noutro recipiente, vai recebendo o preparado anterior, a pouco e pouco, sem parar de a trabalhar, até obter uma massa bem ligada e pronta a ser moldada. Com a massa, fazem-se biscoitos em forma de 8, dispondo-se em tabuleiros previamente untados. Levam-se ao forno pré-aquecido a 190oC durante cerca de 7 minutos, para que não escureçam. Depois de cozidos, deixam-se arrefecer antes de embalar. Ao “Vinho Portugal” foi concedido, a 15 de junho de 1938, o registo de marca industrial e comercial no 52475, na classe 66.  

Livro de receitas para fabrico de bolachas e biscoitos, Fábrica de Biscoitos Paupério, Valongo, s/d – Arquivo Histórico Municipal