Receita de pudim de pão

2021-04-19
Pudim de pão

Com vontade de pôr as mãos na massa? Agarre o bloco de notas, aponte esta receita de pudim de pão e dirija-se depois à cozinha. Explorar o mundo das bolachas, biscoitos e doces tradicionais é sempre boa ideia quando apetece um lanche doce e fácil de fazer. Neste caso, este pudim de pão tem ainda a vantagem de ser contra o desperdício alimentar, por promover o aproveitamento de regueifa ou molete esquecidos no saco do pão. 

Pudim de pão
(receita oferecida à D. Deolinda Ventura de Sousa, avó da D. Helena Cruz, pelas irmãs do pintor Sousa Pinto, 1856/1939. Aquando da sua estadia em Valongo)

1 regueifa de ½ kg ressesse
2 chávenas almoçadeiras de leite
2 ovos inteiros e 11 gemas
Raspa de 1 limão e sumo de ½ limão
Manteiga e pão ralado q.b.

Retira-se o miolo a uma regueifa e ½ ressessa. Colocam-se duas chávenas almoçadeiras de leite a ferver e, quando deixar de borbulhar, coloca-se o miolo a demolhar, mexe-se e abafa-se com um prato.
O ideal é fazer esta operação de véspera.Barra-se abundantemente duas formas de folha (médias) com manteiga e polvilha-se com pão ralado.
Para uma tigela partem-se 2 ovos inteiros e 11 gemas. Juntam-se 2 chávenas almoçadeiras de açúcar, raspa de 1 limão e sumo de ½ limão. Mexe-se suavemente, sem bater.
Acrescenta-se a regueifa demolhada, passada pelo passador, e mexe-se sem bater. Despeja-se nas formas.
Vai ao forno de lenha até alourar. Depois cobre-se com uma tampa e coze até perfazer 1h. Deixa-se arrefecer de um dia para o outro no forno apagado e desenforma-se.

Imagens D. Lininha